Traduzir página

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Resumo de artigo científico: A CORRELAÇÃO DO CÂNCER DO COLO UTERINO COM O PAPILOMAVIRUS HUMANO


Google images

Caros leitores, esse é o resumo sobre um artigo científico que fala sobre HPV. Espero que seja útil.

Bem, o estudo analisou a produção científica sobre a correlação da infecção por Papilomavirus Humano (HPV) com o câncer do colo do útero, tomando como referencial os pressupostos de Ganong (1987). Optou-se por realizar uma revisão integrativa sobre a produção científica acerca da correlação do HPV com o câncer do colo uterino. A amostra foi composta por 24 artigos que abordavam o HPV e o câncer do colo uterino da literatura nacional, publicados de 2000 a 2005 e indexados nas bases de dados Lilacs e Scielo.

A análise dos artigos possibilitou a identificação de oito categorias temáticas e os resultados apontam para a importância da compreensão do HPV para controle do câncer do colo do útero, da prevenção e do diagnóstico precoce e eficiente e do tratamento adequado para cada tipo de lesão para diminuir a morbimortalidade por esta neoplasia.

Optou-se pela técnica de pesquisa da revisão integrativa, em que os estudos publicados são reunidos e sintetizados, obtendo os resultados evidenciados na ótica de diversos especialistas, trazendo contribuições para melhoria no diagnóstico e tratamento da doença.

De acordo com o INCA (2006), o câncer do colo do útero é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando perto de 100%, quando diagnosticado precocemente.

A análise dos artigos evidenciou que atualmente é amplamente aceito o HPV como agente etiológico do câncer do colo uterino. Com a introdução da citologia oncótica cérvico-vaginal, houve uma importante redução da morbimortalidade por câncer cervical; porém, essa doença continua sendo um sério problema de saúde, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil, devido a várias falhas nos programas de prevenção, em que apenas uma pequena parte da população é adequadamente triada.

Atualmente, há uma grande preocupação em relação à melhoria do diagnóstico citopatológico. A utilização de técnicas de biologia molecular, baseadas na pesquisa viral, tem surgido como nova possibilidade de diagnóstico precoce; porém, seu papel ainda está por ser definido.

Devem-se continuar as pesquisas na busca de métodos diagnósticos mais sensíveis e de menor custo para dar cobertura a toda população feminina. É de vital importância que os municípios implementem programas permanentes, definam estratégias para o aumento da cobertura dos exames citológicos periódicos, principalmente nos grupos com maior vulnerabilidade social onde se concentram as maiores barreiras de acesso à rede de serviços de saúde; realizem controle de qualidade desses  exames e utilizem as ações em saúde sexual para efetivar medidas de prevenção de infecção pelo HPV, principalmente entre adolescentes.


Referências bibliográficas: ALVARENGA, G. C. et al. 2000, BAGARELLI,L, B.; OLIANI, A. H. 2001; BIGIO, C. T. et al. 2002 (dentre outras citadas no referido artigo)

Para acessar o artigo na íntegra, acesse: http://www.ufjf.br/nates/files/2009/12/correlacao.pdf


Atenciosamente, Rafael Silva Brandão - Biomedicina