Traduzir página

domingo, 13 de abril de 2014

O álcool no organismo

Caros leitores, de forma bem simples e resumida, preparei uma breve explicação sobre o álcool no organismo humano. Especificamente sobre a sua fisiologia. Espero que seja útil.

Quando se fala de dependência química, a preocupação maior é com as drogas ílícitas (ex.: cocaína, maconha, crack, ecstasy e etc.) No entanto, o grande inimigo está camuflado sob o manto do socialmente aceito. O álcool nem sequer é considerado como uma droga que causa dependência física e psicológica por grande parte da sociedade. Sua venda é livre e ele integra a cultura atual ligada ao lazer e à sociabilidade. (Dr Dráuzio Varella)

Ao ingerir bebida alcoólica, a bebida desce pelo esôfago e chega ao estômago, onde cerca de 20% das moléculas de etanol são absorvidas e entram no sangue. O restante das moléculas de etanol passa o intestino delgado, onde as moléculas são absorvidas e caem na corrente sanguínea. (GUYTON & HALL 11 ed.)

Uma vez no sangue, as moléculas de etanol são transportadas para todos os tecidos do corpo atingindo órgãos como fígado, cérebro, rins e coração e etc. Após absorvido pelo sangue, 10% do álcool é eliminado pelo suor, saliva, urina e pela respiração (processo que permite que a bebida seja detectada por bafômetros)

A maior parte do álcool  é metabolizada pelo fígado, ou seja, as moléculas de etanol são quebradas em partes menores até serem transformadas em gás carbônico e água. Vale ressaltar que o fígado consegue processar apenas uma dose de álcool por hora (o equivalente a uma latinha de cerveja) Acima disto, (e intoxicando o corpo) até ser completamente destruído pelo fígado. (GUYTON & HALL 11 ed.)

RESSACA:

Ao beber, o nível de glicose no sangue diminui contribuindo para as sensações de cansaço, fraqueza e alterações de humor. Provoca a dilatação dos vasos sanguíneos no cérebro, provocando dor. Desregula a produção de glutamina, um estimulante natural do organismo. isto agita o cérebro impedindo um sono profundo e reparador.

A sede e  boca seca na manhã seguinte são sinais de que o corpo está desidratado. A bebida ataca o aparelho digestivo e aumenta a produção de suco gástrico e de secreções intestinais, podendo resultar em gastrite, náusea e vômitos.

Os neurotransmissores, responsáveis por captar estímulos como luz e sons, são inibidos pelo álcool. Quando o efeito passa ficam superestimulados e a pessoa fica mais sensível.

DICAS PARA DIMINUIR A RESSACA

O descanso é recomendável para se recuperar de qualquer condição que comprometa a saúde. Evitar tomar qualquer medicação para ressaca que contenha Paracetamol, como analgésicos, pois sobrecarregam o fígado. Tomar mais bebida só atrasa a desintoxicação do corpo e o efeito rebote será ainda pior quando parar de beber. 

Para repor a água perdida pelo corpo após a bebedeira, tomar bastante líquido. E como a bebida diminui a glicose, recomenda-se que haja uma boa alimentação principalmente rica em carboidratos.

PROBLEMAS CLÍNICOS DO ALCOOLISMO

A ingestão contínua do álcool desgasta o organismo ao mesmo tempo em que altera a ente. Surgem, então, sintomas que comprometem a disposição para trabalhar e viver com bem estar. Essa indisposição prejudica o relacionamento com a família e diminui a produtividade no trabalho, podendo levar à desagregação familiar e ao desemprego. 

Alguns acham que é falta de vergonha; outros, que é falta de força de vontade, personalidades desajustadas, problemas sexuais, brigas familiares, etc.; outros acham que leva algum tempo para desenvolver tal "vício"; outros, acham até, que é "coisa do capeta".

A verdade é que algumas pessoas nascem com o organismo predisposto a reagir de determinada maneira quando ingerem o álcool. Aproximadamente dez em cada cem pessoas nascem com essa predisposição, mas só desenvolverão esta doença se entrarem em contato com o álcool. (GUYTON & HALL 11 ed.)

Existem hoje na literatura, diversos estudos que tratam a respeito do álcool. Vale a pena estudar mais a respeito.


Espero ter ajudado.


Atenciosamente, Rafael Brandão.