Traduzir página

domingo, 1 de junho de 2014

Papilomavírus humano - HPV

Caros leitores, os papilomavírus são patógenos responsáveis pelo desenvolvimento de tumores benignos e malignos de pele e de mucosas. Pertencem à família Papillomaviridae, gênero Papillomavirus, espécie Human papillomavirus – HPV, que correspondem a uma das oito espécies incluídas no gênero. Os HPVs são classificados em genotipos, com base na comparação de seqüências do gene L1.

Seu genoma circular, com cerca de 8.000 pares de bases, é formado por duas fitas de DNA, com oito genes e uma região não codificadora, de controle da origem da replicação e da expressão dos genes reguladores da transcrição. Os HPVs infectam inicialmente as células da camada profunda. Seu genoma pode ficar sob a forma circular (epissomal), dentro do núcleo da célula ou sofrer ruptura na região de E2 e se integrar ao DNA celular. Essa integração tem consequências na produção de outras proteínas precoces do vírus e que são responsáveis pela transformação celular.

O ciclo biológico dos HPVs na pele ou mucosas tem início quando as partículas virais penetram nas células da camada profunda, que são as células menos diferenciadas do epitélio escamoso, e que ainda têm atividade mitótica.

Fissuras nesse epitélio possibilitam o acesso do vírus a essas células. O vírion viral entra na célula pela interação das proteínas do capsídeo com receptores específicos da superfície celular. 

Apesar de todo o progresso conquistado nas últimas décadas sobre o conhecimento dos papilomavírus humanos, seu inequívoco papel no desenvolvimento do carcinoma escamoso de colo uterino e as fortes evidências de sua participação no câncer de pênis, a incidência dessas doenças é muito elevada nos países em desenvolvimento, quando comparada aos dados de países desenvolvidos.

Referência bibliográfica: 

Geni N. N. de Lima Camara, Márcio Rojas Cruz, Verônica Sales Veras, Cláudia Renata F. Martins. Os papilomavírus humanos – HPV: histórico, morfologia e ciclo biológico. Universitas Ciências da Saúde - vol.01 n.01 - pp. 149-158.

Espero ter ajudado!!