Traduzir página

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O que a Biomedicina significa pra mim - Pâmela dos Santos

Jullyana Braga e Pâmela Santos
Caros leitores, hoje temos a participação da estudante Pâmela Santos. Ela que atualmente está no 4º semestre de Biomedicina gentilmente se dispôs a escrever sobre o que a essa profissão significa para ela. Confiram:

Sempre tive um amor pelas Ciências Biológicas e a área da saúde. Desde pequena sou apaixonada por tudo que se refere à vida e a manutenção dela. O fato de poder cuidar, preservar a vida, ajudar as pessoas da forma que eu pudesse, incessantemente e pensando sempre no bem coletivo, sempre me fascinou, o que me deu a certeza de que era essa a carreira que eu queria seguir.

Mas por ser uma profissão que ainda está ganhando espaço, muitas pessoas me perguntam o que um biomédico faz de verdade. E a minha resposta é que existe alguém que sabe antes de todo mundo, o resultado de um teste de gravidez, o diagnóstico de uma doença, a confirmação de um teste de paternidade e até mesmo se a fertilização in vitro vai dar certo, e realizar o tão esperado sonho de ser pai e mãe. Os Biomédicos ao contrário dos Médicos não lidam diretamente com seus pacientes, mas fazem parte de uma equipe para salvar vidas. E que também tem grande contribuição com a Ciência através das pesquisas e experiências, aumentando gradativamente a qualidade de vida das pessoas.

A minha perspectiva é poder ajudar as pessoas através dos meus conhecimentos, poder ser o coração temporário de alguém, reencontrar a beleza escondida e ver o que ninguém mais consegue, porque para mim ser biomédica é lutar pelo bem-estar do homem, muitas vezes sem reconhecimento mas com a satisfação do trabalho feito, é tocar a vida sem tocar o corpo.

Belas palavras Pâmela, obrigado pela sua participação.