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segunda-feira, 22 de setembro de 2014

FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PELAS REGRAS E NORMAS PADRÃO ABNT

O padrão de formatação de trabalhos acadêmicos normalmente utilizado pelas instituições de ensino superior são baseadas nas normas definidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Lembrando que todas as normativas definidas pelas NBRs são “recomendações”, que são ou não seguidas em sua totalidade pelas instituições de ensino.


FORMATO
O formato é a formatação geral de apresentação do trabalho acadêmico, e geralmente segue as seguintes normas:
  • Tamanho do papel: A4 (21,0 cm x 29,7 cm);
  • Margens: 3cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita.

  • Cor da fonte: preta em todo o trabalho
  • Tamanho da fonte do corpo do texto: 12 pts
  • Tamanho da fonte de 10pts para:
    • Citações longas;
    • Notas de rodapé;
    • Legendas;
    • Paginação;

  • Espaçamento entre linhas 1,5 para todo corpo do texto e de 1,0 (simples) para:
    • Citações diretas (mais de 3 linhas);
    • Notas de rodapé;
    • Legendas dos elementos especiais (gráficos, figuras, quadros e tabelas)
    • Referências Bibliográficas

  • Recuo de primeira linha dos parágrafos: 2 cm (mas isto é bastante flexível entre as instituições)

PAGINAÇÃO

  • A numeração deve aparecer a partir dos elementos “textuais”, ou seja, da introdução até o final do trabalho.

  • As páginas pré-textuais são contadas, mas não numeradas.

  • A posição da paginação deve ser à 2cm da borda superior da folha.

TÍTULOS E SUBTÍTULOS

  • São separados do texto que os precede e sucede por 1 espaço de 1,5; (esta norma também bastante flexível entre as faculdades).

  • A indicação é que o destaque destes elementos é feito utilizando-se negrito, itálico, maiúsculas e sublinhado. Assim, cada instituição poderá adotar seus próprios critério.

  • O alinhamento deve seguir a posição horizontal da 1º letra caso haja mais de 1 linha compondo o título ou subtítulo.

INDICATIVO NUMÉRICO

  • A numeração dos títulos e subtítulos é feita iniciando-se pela introdução e terminando-se na conclusão (normalmente).

  • A numeração é feita em algarismos arábicos e separadas do texto por um espaço em branco (sem ponto ao final do número).

TÍTULOS SEM INDICATIVO NUMÉRICO


Existem alguns títulos que não recebem numeração e, por esta razão, são centralizados na página. São eles:
  • Agradecimentos;
  • Resumo;
  • Listas (figuras, gráficos, tabelas, quadros);
  • Sumário;
  • Referências;
  • Apêndices e Anexos.
Apesar deste padrão, algumas faculdades (ou orientadores) pedem para não se numerar a introdução, entre outras normativas “diferentes” do costumeiro. Consulte sempre o manual da instituição para ter certeza do “correto”.

CITAÇÕES DIRETAS LONGAS (mais de 3 linhas).

  • As citações longas devem ter um recuo de 4 cm da margem esquerda do documento.

  • Estas citações não recebem aspas e nem itálico (salvo palavras estrangeiras).

  • Pode-se usar o negrito, explicando-se ao final se “grifo nosso” ou “grifo do autor”.

INDICATIVO DE AUTORIA NAS CITAÇÕES.

Toda citação, seja ela longa, curta, direta ou indireta, deve ter sua respectiva autoria destacada, sob pena de ser considerada plágio.

FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS.

A legenda de qualquer desses elementos deve aparecer na parte superior das mesmas, precedido pela designação correspondente e respectivo número consecutivo. (mas há instituições que, dependendo do elemento, pede para fiquem na parte inferior dos mesmos).

Na parte inferior, indicar a fonte (referência) de onde a mesma foi obtida.

Caso o próprio autor do trabalho tenha “construído” o elemento em questão, citar a fonte como: “do autor”. Consultar orientador sobre o melhor termo a adotar nesta situação.


NOTAS DE RODAPÉ

As notas são separadas do texto por uma linha de 5cm, alinhada à margem esquerda do documento;

Seguem alinhamento padronizado dos caracteres tendo-se por base a posição vertical da primeira letra.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Devem ser separadas entre si por um espaço simples. Obedecem a normatização NBR 6023.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES QUANTO A NORMALIZAÇÃO DO TRABALHO.

Apesar das normas serem claramente definidas, abnt cada instituição costuma estabelecer suas próprias normas, as quais apresentam pequenas variações destas.
A orientação é que o acadêmico pesquise no site da instituição para se informar das normas a serem seguidas. Minha orientação pessoal é a de seguir o que o orientador mandar, pois a última palavra é dele.

NORMALIZAÇÃO PELAS NORMAS E REGRAS ABNT  DE TRABALHOS ACADÊMICOS MAIS COMUMENTE ADOTADOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
As normas são uma só (vide acima), porém, cada instituição (ou mesmo orientador), entende que ter normas próprias é mais apropriado. 

ESTRUTURA ABNT DO TRABALHO CIENTÍFICO:

Todo trabalho científico conta basicamente com esta estrutura fundamental:



ESTRUTURAELEMENTOOPÇAO
PARTE
EXTERNA
PRÉ-
TEXTUAIS
CapaObrigatório
LombadaOpcional








PARTE INTERNA








PRÉ- TEXTUAIS
Folha de rostoObrigatório
ErrataOpcional
Folha de aprovaçãoObrigatório
Dedicatória(s)Opcional
AgradecimentosOpcional
EpígrafeOpcional
Resumo na língua vernáculaObrigatório
Resumo em língua estrangeiraObrigatório
Lista de ilustraçõesOpcional
Lista de tabelasOpcional
Lista de abreviaturas e siglasOpcional
Lista de símbolosOpcional
SumárioObrigatório

TEXTUAIS
IntroduçãoObrigatório
DesenvolvimentoObrigatório
ConclusãoObrigatório

PÓS- TEXTUAIS
ReferênciasObrigatório
GlossárioOpcional
Apêndice(s)Opcional
Anexo(s)Opcional
Índice(s)Opcional



Esta é a estrutura ABNT normalmente utilizada em trabalhos acadêmicos e solicitada pelas instituições de ensino.


Fonte: http://www.tccmonografiaseartigos.com.br/regras-normas-formatacao-tcc-monografias-artigos-abnt 


Atenciosamente, Rafael Brandão

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